sexta-feira, 19 de junho de 2009

Aspectos demográficos da Alemanha

Com mais de 83 milhões de habitantes, a Alemanha é o pais mais populoso da União Européia. No entanto, sua taxa de fertilidade é de apenas 1,39 filhos por mulher, uma das mais baixas do mundo,e o escritório federal de estatísticas estima que a população vai decrescer para entre 69 e 74 milhões em 2050 (69 milhões assumindo uma migração líquida de +100.000 por ano; 74 milhões se a migração foir de +200.000 por ano).A Alemanha tem um grande número de cidades grandes, sendo as mais populosas Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt e Estugarda (Stuttgart). De longe a maior conurbação é a Região do Reno-Ruhr, que inclui Dusseldórfia (Düsseldorf) e cidades como Colônia (Köln), Essen, Dortmund, Duisburgo, e Bochum.

Aspectos demógraficos de Cuba

A população de Cuba é formada por descendentes de africanos e espanhóis, sendo 65.06% brancos 22.86% mulatos, 9.08% negros e 2% asiáticos (chineses). Entre o número de mulatos estão incluídas as pessoas de herança tri-racial, branco, negro, e chinês.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Política da Alemanha

- Divisão Política:
É dividida em estados.

- Organização Política:

A Alemanha é uma democracia constitucional federal, cujo sistema político foi criado com a constituição de 1949, chamada Grundgesetz (Lei Básica). Tem um sistema parlamentar em que o chefe de governo, o Bundeskanzler (Chanceler), é eleito pelo parlamento.
O parlamento, chamado Bundestag, é eleito de quatro em quatro anos por voto popular, usando um complexo sistema que combina o voto directo com representação proporcional. Os 16 Bundesländer (Estados) estão representados federalmente no Bundesrat (Conselho Federal), que tem palavra no processo legislativo. Nos últimos tempos, tem havido alguma controvérsia sobre o facto de que o Bundestag e o Bundesrat bloquearam decisões um do outro, o que dificulta a ação efectiva do governo.

- Os Poderes:

O Poder Executivo é encabeçado pelo chanceler federal (Bundeskanzler), como chefe de governo, equivalendo este cargo ao do primeiro-ministro de outros regimes parlamentaristas. O presidente federal (Bundespräsident) exerce a função de chefe de Estado.

O Poder Legislativo federal possui duas casas: o Bundestag (parlamento federal) e o Bundesrat (conselho federal).

O Poder Judiciário tem como instância máxima o Tribunal Constitucional Federal (Bundesverfassungsgericht).

Política de Cuba

- Divisão Política:
Cuba é dividida em 14 províncias e inúmeros municípios. Cada província e cada município têm, simultaneamente, uma Assembléia do Poder Popular eleita, e um sistema de cortes judiciais. As cortes municipais são a justiça de primeira instância, equanto as cortes provinciais cuidam do julgamento de pequenas contravenções penais e causas civeis de conflito, como divórcios, além de servirem como corte de apelação para as sentenças das cortes municipais.

- Organização Política:
Cuba é uma república socialista. É um estado centralizado, organizado segundo o modelo marxista-leninista. O Partido Comunista Cubano é o único partido político oficial. Seu atual presidente é Raúl Castro.

- Os poderes:
O governo é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Poder Executivo se compõe do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. O presidente do Conselho de Estado é o presidente de Cuba.

O Poder Legislativo é unicameral, exercido pela Assembléia Nacional do Poder Popular. A Corte Suprema de Cuba é o mais alto órgão do poder judiciário do país - a corte de apelação de última instância.

O Poder Judiciário são as cortes municipais são a justiça de primeira instância, equanto as cortes provinciais cuidam do julgamento de pequenas contravenções penais e causas civeis de conflito, como divórcios, além de servirem como corte de apelação para as sentenças das cortes municipais.

Hidrografia da Alemanha

À exceção do Danúbio, que flui de oeste para leste até desembocar no mar Negro, os demais grandes rios da Alemanha correm de sul para norte. Todos eles são caudalosos e regulares e constituem importantes vias de comunicação fluvial, cujo tráfego é incrementado pela densa rede de canais que os une.No extremo setentrional do país, em Schleswig-Holstein, a porção alemã da península da Jutlândia apresenta riqueza hidrográfica inferior à da parte dinamarquesa. O canal do imperador Guilherme ou de Kiel, no entanto, supre a carência de cursos fluviais e serve de ligação entre as costas do mar do Norte, nas proximidades da desembocadura do Elba e o litoral báltico. O Elba, o Weser, o Ems e o Reno deságuam no mar do Norte, o Elba, procedente da Boêmia, na República Tcheca, liga as cidades de Dresden, Magdeburgo e Hamburgo.

Hidrografia de Cuba

O número de rios é muito grande (mais de 200), mas todos de poucas importâncias, exceto o cauto, na província de Oriente, com quase 250Km de extensão, 80 dos quais navegáveis. Merecem destaque, ainda, o salado (braço do Cauto), Sangua la Grande, o Damuji, o Caminar e o Cuyaguateje.

Relevo da Alemanha


Do ponto de vista do relevo, o território alemão faz parte de um conjunto mais amplo que se estende por toda a área centro-européia. De fato, não existem fronteiras naturais bem diferenciadas com os países vizinhos, a não ser na parte meridional. São três as regiões naturais em que se divide o território: a planície setentrional, a região dos maciços centrais e a área alpina.

Relevo de Cuba


Estrutura geológica e relevo .O substrato geológico de Cuba está constituído de rochas ígneas e metamórficas do pré-Cretáceo. Tal substrato foi submetido a vários dobramentos, o último dos quais durante o médio Mioceno, há pelo menos 20 milhões de anos. Cuba elevou-se, então, acima do nível do mar, unindo-se às demais Antilhas. Mais tarde, no Plioceno, um processo de erosão reduzindo grande parte do território cubano a uma extensa planície (três quartos da superfície total da ilha), muitas vezes interrompida por formações montanhosas. As característica do atual relevo resultam da interação de dois grupos de forças: um construtivo, orogênico, que determinou a estrutura e o alinhamento das regiões baixas; e outro destrutivo, ou erosivo, representando pela ação das águas, dos ventos e das ondas, que modelaram as presentes forma do relevo. Completa esse quadro natural uma franja litorânea recortada por numerosas enseadas e baías (Cabañas, Havana, dos porcos, Matanzas e outras).

Vegetação da Alemanha

A Alemanha possui paisagens variadas de praias a picos nevados o ano inteiro. Difícil é encontrar alguma extensão de terra não explorada economicamente, seja com agricultura, silvicultura, pecuária ou turismo. Planícies e colinas marcam o norte. Raros locais ultrapassam os 200 metros de altitude. A vegetação de campo predomina, mas há também pântanos e charnecas. No litoral, a terra recorta-se em diferentes paisagens.

Vegetação de Cuba


A vegetação inclui várias espécies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais, que cobriam a maior parte da ilha, permanecem apenas nas mais altas elevações e já não contêm madeiras valiosas. As savanas cobrem a maior parte das planícies e consistem de árvores dispersas, arbustos e gramíneas.